Em 1990, a instituição recebeu o nome de Casa da Criança Enyr Portilho de Avellar pelo projeto de Lei nº 997/90 do vereador Tito Ryff, em homenagem à professora que por muitos anos dirigiu a Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro (no bairro de Santíssimo) dedicando sua vida, enquanto profissional, à realização de projetos para transformação da realidade social da comunidade local. Esta veio a falecer durante uma Assembléia Geral na unidade escolar onde atuava, quando discutia melhorias para a educação, corroborando sua inteira dedicação.
Em 2010, mais uma vez o nome é modificado e passa a atender como Escola Municipal Professora Enyr Portilho de Avellar, devido à extinção das casas da criança. Nesse momento, a Unidade Escolar (U.E.) passou a atender, também, turmas de creche.
Em outubro de 2013 a U.E. recebe uma nova designação e passa a ser chamada de Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Enyr Portilho de Avellar.
Descrição do prédio e localização:
O está localizado à Estrada Votorantim, S/Nº, Mendanha, Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ. Atualmente existem outras creches municipais, escolas da rede pública e privada, clínica da família, comércio de pequeno porte, indústrias de pequeno, médio e grande porte, área de lazer para a comunidade e instituições de segmento religioso no entorno da escola.
Bem próximo está a Serra do Mendanha contendo uma APA (Área de Proteção Ambiental) onde se contempla belas cachoeiras abertas para a visitação pública e o Parque Ecológico do Mendanha, administrado pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Esta região vem sofrendo grande impacto pela ação do homem. O número de residências vem aumentando gradativamente e com isso aumentou também o desmatamento, o despejo de esgoto nos rios e o fluxo de veículos.
Em 2004, como medida provisória para atender a demanda de matrículas, foi construído um prédio anexo, com madeira, a fim de ampliar o espaço físico, possibilitando o acolhimento de mais dez turmas da pré-escola (cinco no período da manhã e cinco no período da tarde). Neste espaço, a instituição abrigou, ainda, entre 2008 e 2009, o Pólo de Bebê que atendia crianças com deficiências, até cinco anos de idade, em uma única turma.
Com o passar do tempo, por apresentar problemas estruturais devido a uma grave enfestação de cupins, o prédio anexo da U.E. foi demolido em outubro de 2011. Logo após, foi construído um novo anexo em alvenaria com cinco salas e quatro banheiros, sendo dois adaptados para turmas do maternal (masculino e feminino) e um para os funcionários, além da lavanderia.
Atualmente, o espaço físico da escola tem a estruturação a seguir: no primeiro anexo, na parte da frente da escola, funciona a secretaria, a dispensa, refeitório, três salas de aula, uma sala de leitura, almoxarifado, um banheiro de funcionários, dois banheiros para as turmas da pré-escola (feminino e masculino). Na frente ainda, encontra-se a Casa de Boneca, um parquinho de madeira, um de plástico, uma área gramada e estacionamento.
O prédio anexo consta de cinco salas amplas, sendo duas salas com banheiros internos adaptados para a realização da higienização das crianças. Com atendimento previsto para trezentos e cinquenta crianças entre dois anos a cinco anos e onze meses, distribuídas em quatorze turmas, sendo seis turmas agrupando alunos de creche (uma de maternal I e uma de maternal II) em horário integral, uma turma de maternal I em horário parcial, três turmas de maternal II em horário parcial; quatro turmas de pré-escola (Pré I e Pré II) em horário parcial.
No prédio da frente, há atendimento sempre em horário parcial.
Primeiro turno:
- Pré I - duas turmas.
- Pré II- duas turmas.
Segundo turno:
- Pré I- duas turmas.
- Pré II- duas turmas.