QUEM SOMOS.



Instituição:


     A Escola Municipal Professora Enyr Portilho de Avellar foi construída em 1985, tendo sua inauguração datada de 16 de outubro de 1986, pelo então Prefeito Marcello de Alencar. Ainda sob a administração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), era chamada de Casa da Criança Votorantim, fazendo referência ao nome do conjunto habitacional onde está localizada. Atendia cerca de 100 crianças com idade entre três e cinco anos, em horário integral. 

     Em 1990, a instituição recebeu o nome de Casa da Criança Enyr Portilho de Avellar pelo projeto de Lei nº 997/90 do vereador Tito Ryff, em homenagem à professora que por muitos anos dirigiu a Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro (no bairro de Santíssimo) dedicando sua vida, enquanto profissional, à realização de projetos para transformação da realidade social da comunidade local. Esta veio a falecer durante uma Assembléia Geral na unidade escolar onde atuava, quando discutia melhorias para a educação, corroborando sua inteira dedicação.

     Em 2010, mais uma vez o nome é modificado e passa a atender como Escola Municipal Professora Enyr Portilho de Avellar, devido à extinção das casas da criança. Nesse momento, a Unidade Escolar (U.E.) passou a atender, também, turmas de creche.

     Em outubro de 2013 a U.E. recebe uma nova designação e passa a ser chamada de Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Enyr Portilho de Avellar.

Descrição do prédio e localização:

      O está localizado à Estrada Votorantim, S/Nº, Mendanha, Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ.  Atualmente  existem outras creches municipais, escolas da rede pública e privada, clínica da família, comércio de pequeno porte, indústrias de pequeno, médio e grande porte, área de lazer para a comunidade e instituições de segmento religioso no entorno da escola.

      Bem próximo está a Serra do Mendanha contendo uma APA (Área de Proteção Ambiental) onde se contempla belas cachoeiras abertas para a visitação pública e o Parque Ecológico do Mendanha, administrado pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.  Esta região vem sofrendo grande impacto pela ação do homem.  O número de residências vem aumentando gradativamente e com isso aumentou também o desmatamento, o despejo de esgoto nos rios e o fluxo de veículos.

     Em 2004, como medida provisória para atender a demanda de matrículas, foi construído um prédio anexo, com madeira, a fim de ampliar o espaço físico, possibilitando o acolhimento de mais dez turmas da pré-escola (cinco no período da manhã e cinco no período da tarde). Neste espaço, a instituição abrigou, ainda, entre 2008 e 2009, o Pólo de Bebê que atendia crianças com deficiências, até cinco anos de idade, em uma única turma.

     Com o passar do tempo, por apresentar problemas estruturais devido a uma grave enfestação de cupins, o prédio anexo da U.E. foi demolido em outubro de 2011. Logo após, foi construído um novo anexo em alvenaria com cinco salas e quatro banheiros, sendo dois adaptados para turmas do maternal (masculino e feminino) e um para os funcionários, além da lavanderia.

     Atualmente, o espaço físico da escola tem a estruturação a seguir:  no primeiro anexo, na parte da frente da escola, funciona a secretaria, a dispensa, refeitório, três salas de aula, uma sala de leitura, almoxarifado, um banheiro de funcionários, dois banheiros para as turmas da pré-escola (feminino e masculino).  Na frente ainda, encontra-se a Casa de Boneca, um parquinho de madeira, um de plástico, uma área gramada e estacionamento.

     O prédio anexo consta de cinco salas amplas, sendo duas salas com banheiros internos adaptados  para a realização da higienização das crianças. Com atendimento previsto para trezentos e cinquenta crianças entre dois anos a cinco anos e onze meses, distribuídas em quatorze turmas, sendo seis turmas agrupando alunos de creche (uma de maternal I e uma de maternal II) em horário integral, uma turma de maternal I em horário parcial, três turmas de maternal II em horário parcial; quatro turmas de pré-escola (Pré I e Pré II) em horário parcial.

No prédio da frente, há atendimento sempre em horário parcial.
Primeiro turno: 
- Pré I -    duas turmas.
- Pré II-    duas turmas.
Segundo turno:
- Pré I-     duas turmas.
- Pré II-    duas turmas.