PROJETO 2017

EDI PROFESSORA ENYR PORTILHO DE AVELLAR
PROJETO PEDAGÓGICO ANUAL DO ANO 2017.
TEMA: ARTES
TÍTULO: EXISTE ARTE EM VOCÊ!

JUSTIFICATIVA:

            As crianças são seres únicos, dotados de sentimentos, ideias e saberes. Elas pensam o mundo de um jeito próprio, de acordo com as relações que estabelecem com as pessoas e com o meio em que vivem. A partir de observações do cotidiano de nossas crianças percebemos que as experiências artísticas que possuem são ínfimas contrapondo a vasta riqueza de Arte que possui o nosso país. A arte está intimamente ligada à infância. ”Ser criança é fazer arte”. Arte como força e impulso para expressar a vida. Ao construir, reconstruir pela experiência artística, suas interpretações do mundo, o sujeito aprendiz constitui significados e nele sua formação identitária ( Terzi, Cleide do Amaral,2012). A arte promove a ampliação de conhecimento de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) “As crianças têm impressões, ideais e interpretações sobre a produção da arte e o fazer artísticos. Tais construções são elaboradas a partir de experiências ao longo da vida...”É na escola que as crianças  tem as primeiras experiências com grupos diferentes. A vida adulta nos remete a planejar e executar ações  e a brincadeira  pode ajudar na organização da nossa vida com criatividade e invenção.

OBJETIVOS :

- Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais;
- Apresentar na cultura social da criança diferentes referências artísticas;
- Expressar seus pensamentos, sentimentos por meio de artes;
- Conhecer a biografia dos artistas elencados no projeto;
- Produzir trabalhos de artes utilizando diversas linguagens;
- Construir uma atitude de autoconfiança por sua produção artística e de respeito pela produção dos colegas;
- Observar, apreciar e fazer releitura das produções artísticas;
- Descobrir possíveis vocações artísticas;
- Desenvolver a sensibilidade artística e a capacidade de apreciação estética;

DESENVOLVIMENTO:


O projeto foi idealizado contemplando alguns artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Ivan Cruz, Romero Britto, Portinari, Mestre Vitalino, Leu Lima Lima, Di Cavalcanti e Volpi.  De acordo com OCEI  (2010)“ a ação do educador deve ir além da disponibilização de materiais para produção de trabalhos artísticos” . Partindo deste pressuposto, diversas atividades serão realizadas com os alunos, de forma a enfatizar o processo de desenvolvimento e da apropriação das linguagens artísticas. Os planejamentos serão construídos de acordo com a faixa etária e a realidade de cada turma. Utilizaremos diferentes materiais para que a criança  possa explorar e estabelecer novos contatos com texturas, colagens, pinturas, releituras, pesquisas, brincadeiras, dramatizações, rodas de conversas, etc.

Haverá culminâncias preparadas por grupamento  a cada bimestre, ficando organizado  conforme lista abaixo:

Artistas Homenageados:

·         1º bimestre –  Romero Britto e Di Cavalcanti ( Pré II – 05/05/17);
·         2º bimestre - Portinari e Volpi ( Pré I – 30/06);
·         3º bimestre - Mestre Vitalino e Leu Lima Lima ( Mat. II – 29/09);
·         4º bimestre - Ivan Cruz  e Tarsila do Amaral ( Mat. I – 30/11).

Todas as turmas serão responsáveis pela apresentação e desenvolvimento da culminâncias bem como farão exposição de trabalhos desenvolvidos em sala de aula.


 RECURSOS

 - Utilizaremos recursos que possibilitem a aprendizagem como :
 - Murais para a exposição das atividades construídas pelas crianças;
 -  A utilização das chamadinhas e livros como  motivadores e facilitadores do desenvolvimento da  linguagem oral, escrita e matemática;
 - Materiais para desenho como lápis,giz de cera, cola colorida, cola branca, cavaletes, recorte e colagem, massinhas, tintas, pincéis, fantoches, papéis coloridos, objetos para reciclagem, blocos de construção, tesouras,etc.

- Jogos e brincadeiras que desafiem a curiosidade e que desenvolvam a parte física e psicomotora, e promovam a interação entre os alunos;
 - Materiais e brinquedos confeccionados pelos adultos juntamente  com as crianças.

AVALIAÇÃO

A Educação Infantil tem como objetivo garantir um  espaço que promova experiências capazes de potencializar o desenvolvimento de cada criança, ampliando a sua inserção no mundo, provocando interações, encontros , trocas. A avaliação é um  processo muito importante pois proporciona ao educador possibilidades de intervir  na construção de conhecimentos , reorganizando as atividades para um melhor aproveitamento por parte dos alunos. A avaliação será qualitativa e contínua acompanhando o processo de desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Uma Observação cuidadosa , sempre percebendo as particularidades de cada um. Ela    é um processo de busca  para  melhoria das ações da unidade escolar,  com vistas a aperfeiçoar o  atendimento às crianças.  “Avaliar as crianças é enfrentar o desafio de revelar o universo infantil singular, em transformação, frente a experiências educativas enriquecidas e oferecidas às crianças”  (Moro, 2011).
Bibliografia
- Barbieri, Stela .Interações: onde  está a Arte na infância? Josca A. Barouk, coordenadora:Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves,organizadora—São Paulo: Bucher,2012= (Coleção Interações).
- Amaral, Tasila do . Tarsila por Tarsila, São Paulo: Celebris,2004.
- Santos, Denise. Orientações Didáticas em Arte.,Coordenação Fernando Pedro da Silva/Denise Santos, Belo Horizonte,C/Arte, 2008.
- Iavelberg, Rosa. Para gostar de aprender arte.:Sala de aula e formaçãode professores.Porto Alegre, Artmed, 2003.
- Orientações curriculares para educação infantil. SME, Gerência de  Educação Infantil,2010.
- Tipareli, Percival. Arte moderna e Contemporânea: figuração.abstraçãoenovos meios -séculos 20 e 21,são Paulo; Companhia Editora Nacional,2006.
- A Avaliação na Educação Infantil . SME. Gerência de Educação Infantil.2013.
- Moro,Catarina (desa) Fios  da avaliação.Revista Educação.Publicação especial-Educação Infantil.São Paulo.Editora Segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.