EDI
PROFESSORA ENYR PORTILHO DE AVELLAR
PROJETO
PEDAGÓGICO ANUAL DO ANO 2017.
TEMA:
ARTES
TÍTULO:
EXISTE ARTE EM VOCÊ!
JUSTIFICATIVA:
As crianças são seres únicos, dotados
de sentimentos, ideias e saberes. Elas pensam o mundo de um jeito próprio, de acordo
com as relações que estabelecem com as pessoas e com o meio em que vivem. A
partir de observações do cotidiano de nossas crianças percebemos que as
experiências artísticas que possuem são ínfimas contrapondo a vasta riqueza de
Arte que possui o nosso país. A arte está intimamente ligada à infância. ”Ser
criança é fazer arte”. Arte como força e impulso para expressar a vida. Ao
construir, reconstruir pela experiência artística, suas interpretações do
mundo, o sujeito aprendiz constitui significados e nele sua formação
identitária ( Terzi, Cleide do Amaral,2012). A arte promove a ampliação de
conhecimento de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil (1998) “As crianças têm impressões, ideais e interpretações sobre a
produção da arte e o fazer artísticos. Tais construções são elaboradas a partir
de experiências ao longo da vida...”É na escola que as crianças tem as primeiras experiências com grupos
diferentes. A vida adulta nos remete a planejar e executar ações e a brincadeira pode ajudar na organização da nossa vida com
criatividade e invenção.
OBJETIVOS :
- Ampliar o conhecimento de mundo,
manipulando diferentes objetos e materiais;
- Apresentar na cultura social da
criança diferentes referências artísticas;
- Expressar seus pensamentos,
sentimentos por meio de artes;
- Conhecer a biografia dos artistas
elencados no projeto;
- Produzir trabalhos de artes
utilizando diversas linguagens;
- Construir uma atitude de
autoconfiança por sua produção artística e de respeito pela produção dos
colegas;
- Observar, apreciar e fazer
releitura das produções artísticas;
- Descobrir possíveis vocações
artísticas;
- Desenvolver a sensibilidade
artística e a capacidade de apreciação estética;
DESENVOLVIMENTO:
O projeto foi idealizado contemplando
alguns artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Ivan Cruz, Romero Britto,
Portinari, Mestre Vitalino, Leu Lima Lima, Di Cavalcanti e Volpi. De acordo com OCEI (2010)“ a ação do educador deve ir além da
disponibilização de materiais para produção de trabalhos artísticos” . Partindo
deste pressuposto, diversas atividades serão realizadas com os alunos, de forma
a enfatizar o processo de desenvolvimento e da apropriação das linguagens
artísticas. Os planejamentos serão construídos de acordo com a faixa etária e a
realidade de cada turma. Utilizaremos diferentes materiais para que a
criança possa explorar e estabelecer
novos contatos com texturas, colagens, pinturas, releituras, pesquisas, brincadeiras,
dramatizações, rodas de conversas, etc.
Haverá culminâncias preparadas por
grupamento a cada bimestre, ficando
organizado conforme lista abaixo:
Artistas
Homenageados:
·
1º
bimestre – Romero Britto e Di Cavalcanti
( Pré II – 05/05/17);
·
2º
bimestre - Portinari e Volpi ( Pré I – 30/06);
·
3º
bimestre - Mestre Vitalino e Leu Lima Lima ( Mat. II – 29/09);
·
4º
bimestre - Ivan Cruz e Tarsila do Amaral
( Mat. I – 30/11).
Todas as turmas serão responsáveis
pela apresentação e desenvolvimento da culminâncias bem como farão exposição de
trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
RECURSOS
- Utilizaremos recursos que possibilitem a
aprendizagem como :
- Murais para a exposição das atividades
construídas pelas crianças;
- A
utilização das chamadinhas e livros como
motivadores e facilitadores do desenvolvimento da linguagem oral, escrita e matemática;
- Materiais para desenho como lápis,giz de
cera, cola colorida, cola branca, cavaletes, recorte e colagem, massinhas,
tintas, pincéis, fantoches, papéis coloridos, objetos para reciclagem, blocos
de construção, tesouras,etc.
- Jogos e
brincadeiras que desafiem a curiosidade e que desenvolvam a parte física e
psicomotora, e promovam a interação entre os alunos;
- Materiais e brinquedos confeccionados pelos
adultos juntamente com as crianças.
AVALIAÇÃO
A Educação
Infantil tem como objetivo garantir um
espaço que promova experiências capazes de potencializar o
desenvolvimento de cada criança, ampliando a sua inserção no mundo, provocando
interações, encontros , trocas. A avaliação é um processo muito importante pois proporciona ao
educador possibilidades de intervir na
construção de conhecimentos , reorganizando as atividades para um melhor
aproveitamento por parte dos alunos. A avaliação será qualitativa e contínua
acompanhando o processo de desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Uma
Observação cuidadosa , sempre percebendo as particularidades de cada um.
Ela é um processo de busca para
melhoria das ações da unidade escolar,
com vistas a aperfeiçoar o
atendimento às crianças. “Avaliar
as crianças é enfrentar o desafio de revelar o universo infantil singular, em
transformação, frente a experiências educativas enriquecidas e oferecidas às
crianças” (Moro, 2011).
Bibliografia
- Barbieri,
Stela .Interações: onde está a Arte na
infância? Josca A. Barouk, coordenadora:Maria Cristina Carapeto Lavrador
Alves,organizadora—São Paulo: Bucher,2012= (Coleção Interações).
- Amaral,
Tasila do . Tarsila por Tarsila, São Paulo: Celebris,2004.
- Santos,
Denise. Orientações Didáticas em Arte.,Coordenação Fernando Pedro da
Silva/Denise Santos, Belo Horizonte,C/Arte, 2008.
- Iavelberg,
Rosa. Para gostar de aprender arte.:Sala de aula e formaçãode professores.Porto
Alegre, Artmed, 2003.
-
Orientações curriculares para educação infantil. SME, Gerência de Educação Infantil,2010.
- Tipareli,
Percival. Arte moderna e Contemporânea: figuração.abstraçãoenovos meios
-séculos 20 e 21,são Paulo; Companhia Editora Nacional,2006.
- A
Avaliação na Educação Infantil . SME. Gerência de Educação Infantil.2013.
- Moro,Catarina (desa) Fios
da avaliação.Revista Educação.Publicação especial-Educação Infantil.São
Paulo.Editora Segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário.